segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Relógios de Sol

Na apresentação da sua obra, Adérito Medeiros Freitas, ressalvou a importância do Tempo como “um dos temas mais discutidos e dos menos compreendidos”, sendo já tema de pesquisa por parte das “antigas civilizações como romanos, egípcios e gregos”. Foi nessa procura de medir o tempo que surgiram “os diversos relógios de sol existentes no concelho de Valpaços”, que agora se encontram reunidos na obra “Relógios de Sol”.

Natural de Campo d’Égua, concelho de Valpaços, Adérito Medeiros Feitas concluiu em 1961, a Licenciatura em Ciências Geológicas, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Entre os anos de 1961 e 1998, foi professor em diversas escolas secundárias, atingindo o topo de carreira no Liceu Nacional de Guimarães, onde se aposentou.

Membro das mais prestigiadas associações de Geologia, Antropologia e Arqueologia, a partir de 1986, e a convite do Presidente da Câmara Municipal, Francisco Tavares, tem vindo a centrar a sua investigação Arqueológica e Etnológica no concelho de Valpaços. Assim, publicou “As Pias dos Mouros”, “Carta Arqueológica do Concelho de Valpaços”, “Fontes de Abastecimento de Água”, “Sumagreiros de Avarenta” e ainda “Geomonumentos”, obras estas do concelho de Valpaços.

Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário