quarta-feira, 4 de maio de 2011

Plantar o Cebolo

É por altura do fim de Abril e início de Maio, que no nosso concelho se planta o Cebolo, um pouco por todo lado se vêm as plantações feitas nos quintais não só do cebolo mas como de outros horticolas .
No mercado municipal é frequente ver gente a vender e comprar os molhos de cebolo, este pode ser de Rio Torto de Valverde, Possacos, Valpaços, mas dizem os entendidos nestas coisas da agricultura que um dos melhores cebolos do concelho é de Vassal, e quem sou eu para dizer o contrário.

Na verdade, seja de onde for, mas se for do concelho de Valpaços deve ser porventura o melhor cebolo do Mundo.

Mas no que toca a culturas e bicharada melhor será consultar os velhinhos 'Seringador e Borda D'água'

Prognosticam o "Seringador" (no 146.º ano de publicação) e o "Borda d'Água" (no 83.º), nos respectivos "juízos do ano", para 2011, um Inverno longo e frio, com pouca chuva; uma Primavera ventosa; um Verão escaldante, diz o primeiro (que antecipa um "ano seco e estéril de mantimentos"), mas bastante húmido, prevê o segundo; e um Outono fresco (e seco, acrescenta o segundo).Os prognósticos para a agricultura são negros, prenunciando escassez de trigo, azeite, mel e vinho, mas anunciando porém abundância de frutas.

No reino animal, o "Borda d'Água" adverte para a "elevada mortandade" entre as ovelhas, enquanto o "Seringador" anuncia que "o mar dar-nos-á - valha-nos isso! - peixe que farte".
Quanto ao resto, os prognósticos são aterradores.
"Saturno* traz destruição, fome, carestia, inquietação, miséria, angústia e tristeza", prognostica o mais novo dos folhetos, enquanto o decano explana aterradoramente da seguinte forma: "Far-se-ão muitos casamentos que a breve trecho darão em droga; reinarão febres várias em diferentes partes do mundo; alguns velhos caducos e vários grandes homens baterão a bota; o gato miúdo será dizimado por doenças várias; e fervilhará, finalmente, a tal pancadaria geral há tanto tempo anunciada, para maior honra e glória dos super-homens que presidem aos destinos de certos povos!"  
E termina rogando para que "as poucas coisas boas que nos promete este Juízo se cumpram integralmente e as outras, as más, relegadas para os quintos". Ora assim seja, pois, que para mal já chega e sobra o Orçamento do Estado, mais as medidas de austeridade e as mexidas nas leis laborais e por aí fora!

Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário