terça-feira, 3 de maio de 2011

Hoje o dia é dedicado à Banda Municipal de Valpaços

Em Valpaços dava-se um pontapé numa pedra  e nascia um músico, diziam os mais antigos.

Fundada no final do seculo XIX, é uma banda filarmónica que nasceu com o sonho de alguns Valpacenses amantes da música; como todas as instituições para além do Marão, passou por períodos de dificuldade e até mesmo de extinção (entre finais da década de 50 e 1975).



Foi em 1975 que os antigos músicos regressados do Ultramar uniram esforços e a reativaram.


A Banda Municipal de Valpaços, conta actualmente com 45 elementos e uma escola de música "Alma da Banda", todos muito jovens e é dirigida pelo Maestro Francisco José Clemente Sousa, professor de Educação Musical que diversificou, modernizou e aperfeiçoou o repertório.

Representa o municipio em todos os eventos culturais locais, nacionais e internacionais, destacando-se as digressões ao Luxemburgo no anos de 1999 e 2003 e a Paris em Junho de 2004, tornando-se assim num grandioso embaixador por todo o país e no estrangeiro.

Participou em vários encontros de Bandas Filarmónicas promovidos em Vila do Conde, Moreira da Maia, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Torre de Moncorvo. Foi convidada ainda este ano para representar a região de turismo do Alto Tâmega na feira de gastronomia de Santarém.


Os meus parabéns a este fabuloso grupo, que no passado domingo deu um memorável concerto no Centro Cultural Luis Teixeira na lembrança do 1º de Maio

Saudações

1 comentário:

  1. Pois os meus parabéns, também. Que boas recordações eu tenho da banda de Valpaços.
    As minhas saudações.

    Armando Sena

    ResponderEliminar