sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

1ª Corrida de S. Silvestre - Foi há 25 anos atrás

Na viragem do ano de 2010 para 2011 comemorou-se em Valpaços as bodas de prata da 1ª Corrida de S. Silvestre da cidade. O facto, não teve direito a nenhuma comemoração em concreto mas ainda está na memória de muitos valpacenses.



Decorria o ano de 1985, o clube de Valpaços ainda se chamava Associação Desportiva de Valpaços (ADV), e foram as suas secção de Atletismo e Futebol Júnior os promotores da primeira e única corrida de S. Silvestre realizada na cidade.
É com saudade que Alberto Pereira, na altura presidente da ADV, recorda a prova que juntou mais de duas centenas de participantes, incluindo atletas federados. Ainda hoje preserva religiosamente todos os documentos que fizeram parte da organização da iniciativa. Esta foi a mais significativa prova de atletismo nocturna realizada no concelho e até no distrito de Vila Real.
A prova estava marcada para as 22 horas do dia 31 de Dezembro de 1985 e marcou em Valpaços a passagem do ano de 1985 para 1986. A partida deu-se à meia-noite da localidade de Possacos e desenvolveu-se por 4. 300 metros para as atletas femininos e 9000 metros para os masculinos, terminando na altura vila  valpacense “o vencedor foi um atleta federado, participaram muitos atletas e houve muita gente assistir, correu cinco estrelas”, recordou Alberto Pereira. 



Os apoios financeiros foram conseguidos junto dos estabelecimentos comercias da cidade e “cada um deu o pode”.

Este ano também foi o primeiro em que o Jardim Público teve iluminação e música de Natal, “a Câmara Municipal de Valpaços pagou a iluminação e tínhamos o sistema de som no coreto, eu ia lá mudar as cassetes”, continuou Alberto Pereira, um mirandelense que acabou por ficar por Valpaços e cá desenvolver muitas iniciativas.
Apesar de ter sido um sucesso a prova acabou por não se repetir, “houve um ano que ainda voltamos a tentar outra prova semelhante, mas a Associação de Desportos de Vila Real acabou por não nos apoiar, disse que ia convidar os atletas e não convidou ninguém, depois disso não fizemos mais nenhuma”, rematou Alerto Pereira.

Texto e Fotos: Tribuna Valpacense


Saudações e bom fim-de-semana

1 comentário:

  1. Caro Vítor Loureiro.Com "olho de lince" brindou-nos, aos valpacenses adeptos blogosfera, com este extraordinário evento desportivo comemorativo publicado na "Tribuna Valpacense, do qual, confesso, não tinha a menor ideia.Parabéns pela perspicácia! Gostaria de assegurar-me de que não verá incoveniente em atrever-me a editar esta curiosa "Notícia com História [local/regional]" nesta categoria do nosso Clube de História de Valpaços.

    Um abraço

    ResponderEliminar