quarta-feira, 13 de outubro de 2010

TDT e o fim da televisão Analógica em Portugal


A maioria dos portugueses desconhece o que é a Televisão Digital Terrestre (TDT) e o que esta tecnologia implica, sobretudo no nosso concelho e à semelhança de muitos, pois o que vai acontecer é, de manhã ao acordar e ligar a televisão, esta não vai dar nada e lá se vão as notícias da manhã.
Prevê-se o encerramento das emissões analógicas de televisão irá ocorrer até 26 de Abril de 2012.


Pois, lá vão os pobres 'tugas' valpacenses ter que abrir uma vez mais os cordões à bolsa para poderem ter de novo a caixinha mágica a funcionar, para isso temos duas soluções ou compramos um televisor desses modernos que já trazem tudo e mais alguma coisa, neste caso sintonizador MPEG4 ou adquirimos os chamados descodificadores de sinal que vão converter o sinal digital em analógico, ainda poderá ser necessário substituir a antena externa ou pelo menos redireccioná-la para os novos emissores.
Porque senão meus amigos as televisões anteriores a 2009 lixo com elas.
A boa notícia para os consumidores é que vão ter acesso a imagem e som de melhor qualidade, programação electrónica e à possibilidade de gravar programas.
A má é que vamos ter que gastar uns euros., outro senão é termos só os quatro pobrezinhos canais.
Aqui bem perto os nossos vizinhos espanhóis contam com vinte e seis canais digitais pois em Espanha o analógico já era.
Neste momento já estão no ar as emissões digitais em simultâneo com as analógicas no emissor de Bornes ( emissor que serve praticamente todo o concelho de Valpaços), este provávelmente irá passar a digital em 2012.
Em casa já tenho o TDT a funcionar, tanto o Português como o Espanhol.
 
P'ra já vão-se informando acerca disto e se precisarem de algum conselho é só mandar mail para valpassosdoje@gmail.com , que eu terei todo o gosto em ajudar.

Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário