quinta-feira, 12 de maio de 2011

P'rás bandas de Real Côvo buraquinhos no 'saibro'

Nos meus passeios pelo concelho de Valpaços, por vezes, sou surpreendido por
autenticas maravilhas, como é o caso destes buraquitos feitos num enorme montão de 'saibro'
(espécie de argila e areia), buracos feitos por uns pássaros parecidos com andorinhas, sim a mim pareceram-me andorinhas mas disseram-me que tinham outro nome, que, de momento não me recordo.
 Num voo frenético e um vai e vem sem fim, os passaritos entravam e saíam dos buraquitos,
 é provável que já tenham crias, daí o frenesim das pequenas aves.  

Por lá fiquei uns instantes a fotografar, pensando o quão admirável é a natureza,
pena é, que mesmo ao lado estivesse uma enorme escavadora em trabalhos de remoção de
saibro a interferir com a vida destes indefesos animais.  



Saudações

1 comentário:

  1. Outrora, para lá de há mais de 50 anos, estes passaritos eram abundantes por algumas ALDEIAS de CHAVES.
    Na GRANGINHA, ao fundo do “CAMPO”, no começo do caminho para o Matadouro, num muro de barro parecido com este, um numeroso bando fazia ali os seus ninhos.
    Chamam-lhes ANDORINHAS – DAS – BARREIRAS.
    Às vezes, víamos CARRIÇAS a entrar em buracos mais pequeninos, lá, na mesma barreira.
    Os tempos são outros, as paisagens alteradas, e julgávamos que esses passarinhos já nem vinham ao Norte de Portugal.
    Ficámos contente por VÊ-los por aí!

    Luís Fernandes

    ResponderEliminar