segunda-feira, 25 de agosto de 2014

ALTAR IGREJA SANTIAGO DE ALHARIZ


Um ano após a requalificação da Igreja de Santiago, ficou pendente a requalificação ou remodelação do Altar, e respectivos elementos simbólico e compositivo) Mesa da Celebração, Mesa da Palavra ou Ambão, Candelabro do sírio Pascal, Mesa de apoio ou Credencia, Cadeira da Presidência e dos acólitos e Sacrário ou Tabernáculo. Assim, propusemos para estes elementos uma imagem arquitectónica que se enquadra-se na agora renovada nave. 


Utilizamos mármore branco (Marmore Thassos-origem Grécia), para que pela sua cor simboliza-se a pureza, a iniquidade, o baptismo,que transparece-se luz, contrapusemos com a madeira (Cambala) a qual ao abraçar a pedra simboliza-se o madeiro da cruz, a morte e a ressurreição. Ainda compusemos cada elemento com 3 pedras, as quais simbolizam a triade da Santisssima Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo), sendo que a pedra do Sacrário apenas tem duas pedras, mas que unidas formam um triângulo piramidal, associando-se também ela à tríade. E por outro lado simbolizando o Corpo e Sangue de Cristo, pois é através destas pedras que se acende a luz permanente do Sacrário, lugar onde está o Corpo de Cristo. 







Foi sem duvida o culminar de uma obra que já nos enchia de orgulho, e agora está finalmente completa. Pois não fazia sentido a restante obra estar requalificada, se o seu centro simbólico não estivesse à altura.

Texto e fotos de Pedro Vaz Costa (arquitecto)

Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário