quinta-feira, 4 de abril de 2013

É tempo de resina




Saudações

4 comentários:

  1. Olá, fiquei curiosa com essa resina... pra que serve ? perguntei meu marido ,mas ele também não sabe e olha que ele nasceu ai em Valpaços mais precisamente em Zebras...

    ResponderEliminar
  2. Eu Tambem fiquei curioso, quase igual a nossa seringueira aqui no Brasil só que ela é na cor branca e dai é transparente.
    Pra que serve esta resina ????
    Um grande abraço e muitas saudades de Vilarandelo.

    Mauricio Abelha
    Goiania Goias- Brasil

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde, a todos
    Esta atividade infelizmente encontram-se em via de extinção em Trás-os-Montes (e em Portugal), por diversos motivos tais como: incêndios florestais, falta de mão-de-obra, importação de países como Brasil, China, Tailândia etc. e fundamentalmente devido a crise económica, não há poder de compra. Porque a nossa tem muito mais qualidade (como outros produtos do nosso Portugal) do que a dos referidos países mencionados anteriormente tendo assim um valor mais elevado … a maior partes dos compradores de qualquer produto vão ao barato, mas não se deve esquecer o velho ditado “muitas vezes o barato sai caro”.
    O início da campanha da extração de resina dá-se no mês de Março e a recolha só é feita no mês de Outubro, durante este intervalo de tempo mensalmente é necessário deslocação junta à árvore para fazer uma operação que dá pelo nome "renovar". Tarefa árdua devido a fatores como: calor, frio, relevo dos montes, má limpeza das nossas florestas, etc.. Também é importante lembrar que infelizmente à roubos (cada dia que passa mais pessoas mal formadas existem, não dando valor ao trabalho dos outros), incêndios (nossas “queridas” companhias de seguros não aceitam fazer seguros para cobrir os danos), já viram alguém a ser julgado corretamente por ter provocado um incêndio? Eu não. Um aparte este pais cada vez está a favorecer mais os que não trabalham. Mais um conjunto de motivos para o abandono da nossa Silvicultura que poderia ser muito mais valorizada, já que no nosso território existe uma grande área florestal.
    Para que serve a resina? Produto com excelentes propriedades físicas e químicas, diversos produtos são extraídos para serem introduzidos na produção de matérias como colas, vernizes, tintas, bem como utilizada na indústria farmacêutica, etc.
    Senhor Maurício Abelha aqui a resina também é transparente o que podemos ver nas fotos são sacos ainda sem resina, mas sim já com alguma água da chuva, já que neste Inverno tem sido com fartura.
    Ah! para quem não sabe, os meus sábados e feriados são passados nesta atividade de que me orgulho de ter aprendido com o meu pai (António Augusto Pinto), um bom escape para todos os outros problemas que temos para quem passa os dias atrás de secretárias.
    Ah mas aos Domingos as dores musculares …. lol
    Francisco Pinto

    ResponderEliminar
  4. Parabens !! Francisco, muito importante seu trabalho, uma pena que poucos dão importancia. Mas vale a sua inteção de preservar e lutar pelo extrativismo, para que nunca acabe essa atividade. Deve ser muito bom passar um final de semana nas relvas.
    Um grande abraço e parabens novamente.
    Mauricio Abelha - goiania - Goias - Brasil.

    ResponderEliminar