terça-feira, 24 de julho de 2012

Em Água Revés - Casa Mariz Sarmento e Capela de S. Caetano em vias de classificação

O concelho de Valpaços, mais precisamente a freguesia de Água Revés, está em vias de possuir mais um Monumento de Interesse Público. Até Agosto decorre o prazo de pronúncia de um processo já aberto em 2006.

Foi publicado no Diário da República, 2ª série, Nº131, de 9 de Julho de 2012, o Anúncio n.º 13224/2012, de 21 de Junho, que respeita à Consulta Pública, relativa à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) da Casa Mariz Sarmento e Capela de S. Caetano, na freguesia de Águas Revés, concelho de Valpaços, e à fixação da respectiva zona especial de protecção (ZEP).
O processo teve início quando a Junta de Freguesia de Água Revés alertou para o facto de haver possibilidade “de demolição e trasladação da capela, algo que nem a junta de freguesia, nem a população estava de acordo (…) dado tratar-se de um monumento de interesse artístico e estar ligado à história desta terra”, uma possibilidade que posteriormente foi negada pelo proprietário, mas entretanto a Câmara Municipal de Valpaços tomou conta do assunto e solicitou que se fizesse “uma avaliação da referida capela” e a considerasse “de interesse público”



“Imóvel faz parte da identidade da freguesia”
A Secção do Património Arquitectónico e Arqueológico (SPAA) do ConselhoNacional de Cultura (CNC) apreciou a proposta de classificação e deu parecer favorável com os argumentos de que o imóvel faz “parte da identidade da freguesia” e é “um exemplo que tão bem caracteriza a forma de estar e viver no século XVIII português”. A SPAA do CNC entendeu que o imóvel “mantém autenticidade, sendo uma forte presença na história e desenvolvimento local”.
Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário