sexta-feira, 9 de março de 2012

Aldeia perdida de Adagoi


Adagoi, fica ensanduichada entre as ribeiras de Adagoi e Alhariz o que faz que seja envolvida pelas mais belas paisagens de todo o concelho de Valpaços. Localiza-se perto do centro do triângulo em cujos vértices se situam as aldeias vizinhas do Cancelo, Santiago e Paradela.



Está ligada ao Cancelo por um caminho estreito, mas por onde podem circular veículos com tração às 4 rodas, também existe uma ligação a Santiago da Ribeira de Alhariz através de um caminho íngreme, de elevado declive e estreito, por onde apenas podem circular pessoas a pé ou veículos de tração animal. Dista 2 km de Santiago, 2 km do Cancelo e 8 km de Valpaços.


 
                                           Fotos e texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adagoi


Saudações

6 comentários:

  1. Infelizmente, vão desaparecendo as pessoas e com o tempo acabam também as aldeias, são os tempos modernos, pena é que fique todo este património ao abandono.
    Agradeço a visita ao post.
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. À saída de Adagoi,(Adagoi de Cima), havia uma Capelinha que pertencia a Maria Coelha.

    in Memórias Paroquiais de 1758

    Parece que nem ruínas restam...(a confirmar, bah)
    Adorei a paisagem que dali se avista.
    cumps
    leonor moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou interessada em saber mais sobre essa capela...

      Sei onde fica Adagoi, mas gostaria de saber onde fica Adagoi de Cima, do lado de Santiago da Ribeira de Alhariz ou do lado de Alvites?

      M. Sampaio

      Eliminar
  3. Boa tarde…tenho 55 anos, eng. técnico.. mas sempre tive ligado ao meio rural ( vivendo e criando diversos animais, como avestruzes, pa´ssaros exocticos, etc.. enfim uma quinta pedagógica), desejo que um individuo e/ou junta de freguesia me ajude a radicar-me permanentemente numa aldeia que necessite habitantes ou em vias de desertificação, para poder contribuir com o mesmo acima descrito e tambem servir de apoio aos restantes habitantes (reparações electricas, internet, etc..) não cobrando. A unica coisa que peço é a viablidade de me cederem uma casa com um bocado de terra de modo permanente. Estou desempregado (mesmo com todas as minha qualificações e experiencia profissional ao largo de muitos anos, falo 5 idiomas caso seja necesário). nem tenho hipotese de voltar a exercer a minha profissão derivado a ser considerado velho para trabalhar, mas sou pessoa válida assim desejo contribuir com algum e poder sobreviver. O meu contacto é 245107596 e/ou ccosta2732012@gmail.com. Somos um agregado familiar de duas pessoas. Desde aqui envio os meus agradecimentos a quem me possa valer. Cumprimentos Carlos.

    ResponderEliminar
  4. quem me pode informar para alugar uma casa para os fins de semana ate me reformar.para depois passar a tar ai mais vezes. comp

    ResponderEliminar