sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Para almoço hoje temos...


FEIJOADA À TRANSMONTANA


A Feijoada à Transmontana é, para além de um prato tradicional da região, também um prato típico da própria culinária portuguesa, sendo de origem da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.(...).
É preparado com feijão vermelho, carne de porco, enchidos e couve, entre outros 
ingredientes. Normalmente, é acompanhada por arroz branco.


FEIJOADA DE VALPAÇOS


Ingredientes: Para 8 pessoas
* 1 kg de feijão ;
* 500 g de orelha de porco ;
* 200 g de focinho de porco ;
* 1 pé de porco ;
* 1 linguiça ;
* 100 g de salpicão ;
* 100 g de presunto ;
* 1 dl de azeite ;
* 1 cebola ;
* 1 ramo de salsa ;
* 1 folha de louro ;
* 1 dente de alho ;
* pimenta branca ;
* malagueta e colorau ;
* sal


Confecção:
De véspera, põe-se de molho em água fria num recipiente o feijão previamente lavado e, num outro, as carnes, que são sempre fumadas.
No dia seguinte, coze-se o feijão na água em que demolhou. Cozem-se as carnes noutro recipiente e, depois de bem cozidas (incluindo a linguiça e o salpicão), cortam-se em bocados. Cortam-se em rodelas a linguiça (chouriço de carne) e o salpicão.
Aloira-se a cebola com o azeite e junta-se-lhe o feijão com a água em que cozeu (que não deve ser muita). Juntam-se as carnes e um pouco de água que serviu para as cozer. Rectifica-se o sal e juntam-se a salsa, o louro, o dente de alho picado, a malagueta, o colorau e, querendo, o cravinho. Deixa-se apurar com o lume muito brando.
Acompanha com arroz de forno bem seco.

Esta feijoada é, em Valpaços, prato indispensável no almoço de Domingo Gordo. Começa a preparar-se de manhã, muito cedo, para permitir retirá-la do lume e reaquecê-la antes de a servir, pois é mais apreciada e melhor reaquecida. Acompanha-se com arroz de forno bem solto.

Saudações, bom apetite e um grande bom fim-de-semana


1 comentário: