segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Linha de alta tensão passa no concelho de Valpaços

Linha Macedo de Cavaleiros - Valpaços, a 220kV
(400kV)
Saudações
A linha Macedo de Cavaleiros - Valpaços estende-se entre a Subestação de Macedo de Cavaleiros,
A linha atravessa
maioritariamente terrenos com características rurais, ocupados principalmente por matos e áreas florestadas mas também algumas áreas agrícolas, sobretudo na proximidade de Macedo de Cavaleiros e na área envolvente ao local previsto para a Subestação de Valpaços.
Ao longo do traçado não haverá atravessamentos de qualquer área urbana, nem passagem sobre edifícios isolados, desenvolvendo-se o traçado sempre relativamente distante de povoações; a maior proximidade ocorre na passagem próximo a Macedo de Cavaleiros, pois na envolvente a esta cidade há uma maior densidade de edifícios isolados e pequenos núcleos edificados.
Inicialmente o traçado da linha procurou seguir o corredor do IP2, mas a ocorrência de uma área de interesse arqueológico, a Terronha de Pinhovelo, que se encontra em processo de classificação como valor patrimonial, levou a afastar a linha mais para poente desse local.
A passagem sobre o IP4 faz-se junto à zona industrial da Amendoeira, prosseguindo a linha para poente, a partir daí, por terrenos dominantemente de matos e floresta.
A passagem do concelho de Macedo de Cavaleiros para o concelho de Mirandela é feita entre os apoios 65 e 66.
No concelho de Mirandela deve referir-se a travessia dos Rios Tuela e Rabaçal, sendo que este último, atravessado entre os apoios 104 e 105, divide este concelho do de Valpaços.
A linha dirige-se agora para noroeste, passando entre Valpaços e Vilarandelo, até ao local da
Subestação de Valpaços, prevista para uma área rural da freguesia de Friões, onde predominam os usos agrícolas nos terrenos envolventes.

Sem comentários:

Enviar um comentário