terça-feira, 29 de novembro de 2011

É tempo de azeitonas e de azeite

Estamos em plena época de apanha da azeitona.
No concelho de Valpaços, sempre nos dedicamos à cultura da oliveira, é uma das principais riquezas da região, o azeite. A oliveira era considerada uma árvore sagrada.
Da azeitona se extraí o azeite, que ainda hoje ilumina a lâmpada do Santíssimo na igreja.


"O azeite tem um extraordinário valor dietético e terapêutico. Previne o aparecimento de diversas doenças do sistema digestivo, a arteriosclerose e outras doenças do coração e dificulta a acumulação do colesterol do sangue, favorecendo a produção de HLD (bom colesterol)."
Com a finalidade de divulgar mais os azeites de trás-os-montes foi editado recentemente um guia , 'A Rota do Azeite de Trás-os-Montes e Alto Douro' , está disponível um guia de 133 páginas que apresenta a oferta turística, económica e cultural da região. Este projecto baseou-se na tradição local da produção de azeite.
A informação apresentada no guia está dividida em dois grupos. Um deles diz respeito ao azeite: os produtores, lagares, embaladores, pontos de venda, de visita e de provas. O segundo grupo tem como tema o lazer: alojamento, restauração, património, pontos de interesse, artesanato e eventos, entre outros.

  
  Para recordar aqui deixo o que foi a 1ª mostra do azeite.
que decorreu aqui em valpaços.

                             

Saudações

2 comentários:

  1. O melhor azeite do mundo, o que eu consumo.
    Falta-lhe algum trabalho, na minha opinião, em termos de imagem e diversidade/criatividade na embalagem.

    ResponderEliminar
  2. Desde já agradeço a visita a mais este post, e se dúvidas houver provem o azeite de valpaços e os de trás-os-montes, e terão a certeza que realmente são os melhores do mundo.
    Mais divulgação ao azeite e ao vinho de valpaços não seria nada mau.
    Saudações

    ResponderEliminar