quarta-feira, 18 de maio de 2011

Agrupamento 392 de Valpaços tem novos elementos.

O passado dia 7 e 8 de Maio, foi de festa para o Agrupamento 392 de Valpaços, que recebeu na família mais elementos.


Os dias 7 e 8 de Maio foram dedicados ao cerimonial das Promessas de Escuteiros e a actividades que preencheram, alegraram e deram ainda mais significado a este importante passo na vida de um escuteiro.
Os elementos das primeiras III secções (lobitos, exploradores e pioneiros – por ordem crescente de idades), após terem feito um conjunto de provas que testemunham o seu progresso, aderem ao Corpo Nacional de Escutas e à Secção, neste caso Iª, IIª ou IIIª, respectivamente, na presença do Assistente de Agrupamento, Padre Manuel Alves, e Chefe de Agrupamento, António Escudeiro.
Como em todos os cerimoniais de Promessa, este foi precedido de uma Velada de Armas na véspera, sábado, na Igreja Matriz de Valpaços, que constituiu a derradeira preparação e reflexão para o compromisso que os escuteiros estão prestes a aceitar, testemunhadas e apoiadas pela presença do restante Agrupamento.
O domingo, dia 8 de Maio, teve o seu auge no cerimonial, coincidente com a missa das 11 horas. A realização anual das “promessas” é já um hábito enraizado. É um compromisso em massa feito perante a comunidade onde o Agrupamento está inserido. É dar a cara por esse compromisso, assumindo-o perante a comunidade e é também um momento de festa, de confraternização e de congratulação.
Este ano, também se tornaram dirigentes dois escuteiros e por isso a celebração das “Promessas” teve a participação do Chefe Regional de Vila Real, José Pires, e Adjunto, Alice Guedes.
O Escutismo é o maior movimento juvenil do mundo. A promessa escutista é igual para todos os escuteiros do mundo, depois de conhecimentos comprovados sobre o fundador, Baden Powell, e história do Escutismo. Para além destes, é essencial saber a Lei, Princípios e Promessa, conhecimentos básicos sobre o simbolismo da flor-de-lis e sobre o patrono da secção, saudação escutista e a canhota, entre outros.

Cátia Mata http://diarioatual.com/?p=19191

Saudações




Sem comentários:

Enviar um comentário