segunda-feira, 21 de março de 2011

Noite de sábado para domingo dia da 'Super Lua'

O  Super-Lua que foi vista  em todo Mundo na noite de sábado (19), em Valpaços também foi observado este fenómeno , o céu estava limpo e estrelado. A "Supermoon" acontece aproximadamente a cada 20 anos, quando a lua está no perigeu, ou seja, em máxima aproximação da Terra.

A explicação para este fenómeno deve-se à órbita da Lua à volta da Terra. Este movimento é elíptico. Ao longo desta órbita o satélite não está sempre à mesma distância do nosso planeta.


Em média, quando a Lua está mais próxima da Terra está a cerca de 363 mil quilómetros.  Quando está mais longe, está a cerca de 405 mil quilómetros, o apogeu da Lua. No perigeu, o astro está mais próximo de nós cerca de 42 mil quilómetros. Visto da Terra parece 14 por cento maior.
A Lua completa a sua órbita mais ou menos a cada mês. Amanhã a Lua vai estar no seu perigeu ao mesmo tempo que é Lua cheia. O que é raro, acontece uma vez em cada 18 anos. A distância exacta da Terra à Lua durante a madrugada de domingo será de apenas 356 mil quilómetros.

A última vez que este fenomeno ocorreu foi em março de 1993. Além de lua ter ficado no ponto mais próximo à Terra, a fase de Lua cheia de sábado  deve ter sido a maior lua cheia dos últimos tempos. Segundo a Nasa, a lua ficou a cerca de 50 mil km mais próxima da Terra.

Fonte : http://www.publico.pt

Saudações

1 comentário: