terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alminhas

Alminhas são pequenos monumentos de pedra, que mergulham as suas raízes nas vivências espirituais de longa duração, pautadas pelo tempo lento dos isolamentos característicos dos ambientes rurais; Razões que caracterizam a profunda identidade deste povo.

As "Alminhas" ao mesmo tempo que revelam o carácter devoto do povo português, são também muito importantes como fonte documental de uma arte popular que não encontra paralelo em nenhuma outra parte do mundo.


Portugal é o único país do mundo que possui no seu património cultural, localizadas habitualmente à beira de caminhos rurais e em e em encruzilhadas, as alminhas, representações populares das almas do Purgatório que suplicam rezas e esmolas e que frequentemente surgem em microcapelinhas, padrões, nichos independentes ou incrustados em muros ou nos cantos de igrejas, painéis de azulejo ou noutras estruturas independentes.

"As alminhas são uma criação genuinamente portuguesa e não há sinais de haver este tipo de representação das almas do Purgatório, pedindo para os vivos se lembrarem delas para poderem purificar e "subir" até ao Céu, em mais lado nenhum do mundo a não ser em Portugal".








Anjos, santos, Cristo crucificado, a Virgem Maria e o Espírito Santo na forma de pomba são representações habituais nas alminhas,  nunca se encontra uma criança. "As crianças vão directas para o Céu, são símbolos de pureza e por isso não têm nada para limpar no Purgatório.




 
Alminhas freguesia de Serapicos, Valpaços.
 
 
 
 
 
Saudações

2 comentários:

  1. A representação das «alminhas» constitui um traço bem fecundo da espiritualidade popular cristã. 0 culto das almas é o culto dos mortos presente e conservado nas preces dos vivos.
    Assim o demonstram as legendas que, por vezes, encontramos nessas representações cristãs:
    «Ó vós que ides passando, lembrai-vos dos que estão penando. Pelas almas do Purgatório, Padre Nosso, Avé Maria».

    ResponderEliminar
  2. Muitíssimo interessante! Sentimo-nos no dever de tentar contribuir tabém, no Clube de História de Valpaços, para a divulgação destes sinais materiais da identidade espiritual cristã do povo português,dando especial relevância aos munumentos populares dispersos pelo concelho.

    ResponderEliminar