terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Valpaços Adere à QUALIFICA

Conhecida como a capital do folar, Valpaços tem tentado a certificação deste produto. “ Não é impossível, mas será muito complicado. Há muitos produtos que compõem o folar os enchidos sobretudo, por isso, torna-se difícil,  seria necessário certificar todos para conseguir certificar o folar.
 Este já estaria certificado, mas seria sem enchidos, situação que levaria à descaracterização do produto. Por isso tem-se tentado, mas o problema é a burocracia para a sua certificação, o folar não sai do forno apenas para a Feira do Folar, o folar comercializa-se diariamente e é vendido também fora do concelho.

A QUALIFICA, poderá assumir um papel crucial, quer no apoio aos Agrupamentos Gestores, quer na própria divulgação e promoção de produtos certificados, quer ainda, assumindo a responsabilidade técnica do levantamento e classificação de outros produtos e da criação de mecanismos de certificação que permitam a protecção de outros produtos regionais mais específicos, mas, ainda assim, associados ao território, às tradições e costumes locais.

Foi aprovada na última Assembleia Municipal a adesão da autarquia valpacense à Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses - QUALIFICA.

A autarquia acredita que esta adesão “será uma mais-valia na certificação e divulgação de produtos genuínos do concelho, como o folar”.
Fonte: http://valpacos.pt/
Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário