quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

É altura de Podar ou de 'Espoldrar'...

É mais ou menos por este mês Janeiro e pelo próximo Fevereiro a altura de Podar ou 'Espoldrar'as videiras, sim 'Espoldrar' porque é assim que vulgarmente nós dizemos na nossa zona ( concelho). 

A poda ou 'espoldra', é um dos actos que está directamente ligado ao trabalho da vinha, e sabemos que deve ser feito, porque as gerações que nos antecederam o faziam, é verdade que muitos de nós nada quer já saber sobre estas coisas, mas, se ao longo dos anos o fizeram,por alguma razão o foi.



No fundo a  poda não é mais do que o corte de certas varas as 'vides' (como normalmente também são chamadas por nós), com o fim aumentar a qualidade das uvas e melhorar as condições de produção da videira,
conseguindo-se assim que as raízes
possam estar proporcionais às vides que no futuro irá ser a ramagem da videira .


 A poda ou a 'espoldra', deve ser feita quando as folhas já estão a a cair, ou seja aquilo que chamam o descanso vegetativo. Mas devemos ter também em atenção a nossa região pois se a poda for feita na altura das maiores geadas os cortes da poda podem demorar a cicatrizar.


Nunca se deve podar a seguir à vindima porque as folhas ainda estão a trabalhar e não foi ainda dado inicio ao processo de emigração das substâncias que estão nas folhas para as varas e cepas da videira.

 
 
E porque podamos ou 'espoldramos'?
 
Porque querermos obter cachos maiores e com maior teor de sumo , com elevados teores de açúcar que dão origem a vinhos com maior graduação, queremos que a videira mantenha a sua produção constante ao longo dos anos e que além disso nos permita tratar da videira facilmente, quer seja a atar a por os paus, a sulfatar ou a cavar a terra.
 


Podemos ainda aproveitar as varas as 'vides' da videira para fazer 'capões' ( mais um palavrão da nossa zona, ou seja fazer pequenos molhos de vides), que mais tarde,  depois de secas dão bastante jeito para acender um lume rápido, porventura para assar umas sardinhas.

Para quem de agricultura pouco percebe, acho que esta pequena explicação não deve estar nada mal.

Mais tarde virá a 'descava', mas isso fica para um outro post.


Saudações

3 comentários:

  1. Muito didático este post. É curioso como em Pedome usamos todos esses termos, sinal que estes termos abrangem todo o concelho.
    Noto que na nossa "espoldra" deixamos sempre mais um gomo que na região do Douro, serão os nossos solos mais fortes?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Grato pelas visitas, as fotos são aí de perto de Pedome caro Armando, mais digo, vamos ter que nos agarrar com unhas e dentes muito em breve à enchada, pois mal vai ser do País que não olhe para a AGRICULTURA com OLHOS de VER.

    ResponderEliminar