quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Medronheiro ou Merodeiro

 Hoje dedico o dia ao Medronheiro, na nossa zona é mais conhecido por Merodeiro, e é nesta altura que eles (os frutos), estão na altura certa para serem consumidos ou transformados.


O merodeiro é um arbusto ou pequena árvore de folha persistente .
Esta árvore pode atingir os 8 a 10 m de altura,
As folhas são muito parecidas com as do loureiro
As flores são brancas com toques cor de rosa, são flores pequenas que surgem no Outono em cachos pendentes de até 20 flores, entre os frutos do ano anterior.

Os frutos  são uma baga  redonda e verrugosa com aproximadamente 3 cm de
diâmetro.Os seus frutos surgem nos raminhos verdes dando cor à árvore, uma vez que nascem amarelos e progressivamente vão tornando-se vermelhos.


O Merodeiro desenvolve - se nos bosques, no mato e nas regiões rochosas, principalmente em solos ácidos, da Península Ibérica à Turquia.
Os frutos, bagas vermelhas comestíveis são utilizadas para fazer licores, aguardentes e conservas.
Em Portugal cultiva - se como árvore de fruto e como árvore ornamental, já que quando está carregadinha de frutos e flores é uma árvore muito bonita.





Os Meródios são também famosos pela capacidade de provocar embriaguez e dor de cabeça a quem consome muitos, uma vez que quando maduros, possuem uma certa quantidade de álcool.
A aguardente de meródio, produzida a partir dos frutos é considerada das mais fortes e produz-se essencialmente no Algarve no entanto também se produz noutras zonas do país, embora em menos quantidade.




Saudações




Sem comentários:

Enviar um comentário