quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Guia de Cogumelos da Região

Ultimamente os cogumelos têm sido tema de conversa e debates um pouco por todo lado, muitos cogumelos são comestíveis, outros, são largamente cultivados em viveiros e devidamente controlados, outros, no entanto, são tóxicos, podendo, em alguns casos levar à morte. Há ainda certos cogumelos com propriedades alucinógenas.


Hoje deixo aqui uma sugestão o Guia de Cogumelos do Alto Tâmega, um guia elaborado por Juan António Sánches Rodrigues e editado pela ADRAT, com a participação INTERREG III, projecto ''CASTAÑA''. É sem dúvida um óptimo compêndio, para se ficar a saber um pouco mais acerca dos habitats micológicos da nossa região, um guia descritivo e fotográfico das espécies existentes na região do Alto Tâmega bem como o seu grau de comestibilidade e valor culinário.

No entanto existem já várias regras sobre a apanha de cogumelos, sobretudo no vizinho parque do Montesinho.
A apanha de cogumelos silvestres pode dar uma “indigesta” multa de 20 mil euros no Parque Natural de Montesinho, o primeiro no país a regulamentar e a equiparar ao mais grave crime ambiental a devassa deste recurso natural pela cobiça do negócio.


http://www.destak.pt/artigo/79756


Uma comissão constituída por seis entidades ligadas ao ambiente, qualidade agro-alimentar e meio académico está a preparar uma proposta de decreto-lei para a regulamentação da comercialização e apanha de cogumelos, esta comissão surgiu no âmbito do trabalho que está a ser desenvolvido no Parque Natural do Douro Internacional há cerca de dois anos, com a finalidade de desenvolver um recurso natural - os cogumelos - considerado "fundamental" para a preservação ambiental e uma fonte de rendimento para as populações rurais.
Vêm aí regras duras e apertadas para a apanha desta iguaria, mas enquanto isso não chega vamos provando alguns como é o meu caso.

Saudações

2 comentários:

  1. Ora aí está uma excelente iniciativa, a edição de um livro sobre os nossos cogumelos.
    Aplaudo vivamente. Já agora, onde se consegue comprar o livro?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ora viva amigo, comprar o guia não sei se será possível, pois já tem alguns anos, mas vale sempre a pena tentar a própria ADRAT, pois é quem fez a edição, aqui deixo a direcção e contacto,

    Terreiro da Cavalaria
    5400-531 Chaves
    Tel. 276 340 920
    geral@adrat.pt
    www.adrat.pt

    Espero ter ajudado e oxalá consiga um guia.
    Abraço

    ResponderEliminar