sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Outros Tempos outras Andanças

Aproxima-se a época das castanhas e este veículo de tracção animal fez-me lembrar o meu avô paterno quando este dormia num souto que trazia de meias ( 'de meias' era assim que se dizia ).
Era numa 'habitação' semelhante a esta que passava dias e noites e se abrigava da itempérie, não fosse aparecer por lá um  meliante qualquer no intuito de se apoderar de tal valioso bem, por lá passavam o tempo até que o ultimo ouriço 'arreganhasse', feliz ou infelizmente esse tempos acabaram.
E já agora se houver alguém que me possa dizer qual o nome que davam a esta 'carroça', eu iria agradecer.


Já agora lá para os dias 6 e 7 de Novembro realiza-se em Carrazedo de Montenegro mais uma Feira da Castanha, esta que será a  XIV, lá estaremos se Deus quiser.

Saudações e bom fim-de-semana a todos.

6 comentários:

  1. Caro Vítor,
    não sei o nome dessa "casa ambulante"... mas é uma bela imagem!
    abs

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me destes carros que os pastores usavam. E, este delicioso termo, de meias, fez-me lembrar a recolha de termos que o blogue Pedome, tem. Será que este já consta? Vou já confirmar.
    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. A propósito do termo «trazer uma propriedade "A MEIAS" ou "DE MEIAS"» acrescentamos que , para algumas colheitas, ou proveitos, éra usado o termo (a divisão) "A TERÇO ou De TERÇO" --- especialmente na partilha do Vinho!


    Tupamaro

    ResponderEliminar
  4. nota: o acento em «era» é involuntário.

    Tupamaro

    ResponderEliminar
  5. Arreganhasse e nao arreganha-se

    ResponderEliminar
  6. Será corrigido caro amigo, agradeço o reparo.
    Abrs

    ResponderEliminar