Aproxima-se a época das castanhas e este veículo de tracção animal fez-me lembrar o meu avô paterno quando este dormia num souto que trazia de meias ( 'de meias' era assim que se dizia ).
Era numa 'habitação' semelhante a esta que passava dias e noites e se abrigava da itempérie, não fosse aparecer por lá um meliante qualquer no intuito de se apoderar de tal valioso bem, por lá passavam o tempo até que o ultimo ouriço 'arreganhasse', feliz ou infelizmente esse tempos acabaram.
E já agora se houver alguém que me possa dizer qual o nome que davam a esta 'carroça', eu iria agradecer.
Já agora lá para os dias 6 e 7 de Novembro realiza-se em Carrazedo de Montenegro mais uma Feira da Castanha, esta que será a XIV, lá estaremos se Deus quiser.
Saudações e bom fim-de-semana a todos.
Caro Vítor,
ResponderEliminarnão sei o nome dessa "casa ambulante"... mas é uma bela imagem!
abs
Lembro-me destes carros que os pastores usavam. E, este delicioso termo, de meias, fez-me lembrar a recolha de termos que o blogue Pedome, tem. Será que este já consta? Vou já confirmar.
ResponderEliminarAbraço,
A propósito do termo «trazer uma propriedade "A MEIAS" ou "DE MEIAS"» acrescentamos que , para algumas colheitas, ou proveitos, éra usado o termo (a divisão) "A TERÇO ou De TERÇO" --- especialmente na partilha do Vinho!
ResponderEliminarTupamaro
nota: o acento em «era» é involuntário.
ResponderEliminarTupamaro
Arreganhasse e nao arreganha-se
ResponderEliminarSerá corrigido caro amigo, agradeço o reparo.
ResponderEliminarAbrs