terça-feira, 24 de agosto de 2010

Chaves e Valpaços avançam com aeródromo intermunicipal

                                                                
Chaves e Valpaços avançam com aeródromo intermunicipal.
As Câmaras Municipais de Chaves e de Valpaços vão avançar com a construção de um aeródromo que servirá as duas localidades. A iniciativa resulta de um protocolo entre as duas autarquias e prevê a construção de um aeródromo intermunicipal, com uma pista de 1200 m, numa zona comum entre a aldeia do Barracão (Valpaços) e Vila Nova de Monforte (Chaves). Os trabalhos de movimentação de terras deverão começar já no próximo ano 2011. Para financiar a obra, as autarquias vão concorrer a fundos comunitários, suportando o restante do valor em partes iguais.



Recorde-se que o acordo entre os dois municípios foi assinado há alguns anos, mas entretanto surgiram várias condicionantes à construção dessa infra-estrutura regional, como por exemplo algumas linhas de alta tensão. Neste momento, de acordo com o Presidente da Câmara de Chaves “há um novo impulso nesse sentido, uma vez que nos Planos Directores Municipais revistos em cada um dos municípios já se prevê essa infra-estrutura.
Numa primeira fase, o aeródromo destina-se, segundo os autarcas dos dois concelhos, a aeronaves de combate a incêndios florestais.

Esta infraestrutura irá servir os dois concelhos e “toda a região Norte”, estando, para isso, localizada “numa zona estratégica”, disse o presidente da câmara de Valpaços, Francisco Tavares.
“Depois iremos criar condições para a prática de outro tipo de serviços, nomeadamente, o acesso a passageiros como forma de promover o turismo na região”, referiram.

Para financiar a obra, os dois municípios vão concorrer a fundos comunitários, repartindo “de forma igualitária os custos”, adiantaram os autarcas.


Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário