terça-feira, 29 de junho de 2010

Valpaços vai ter OLEÕES

O oleão é um recipiente, geralmente de material plástico, cujo objectivo consiste na recepção de óleos domésticos usados, para posterior aproveitamento, nomedamente na criação de combustível.


A autarquia valpacense assinou, na passada terça-feira, um protocolo com uma entidade privada do sector da reciclagem de resíduos domésticos e industriais, afim de espalhar Oleões pelo concelho.
O acordo visa promover a instalação de 38 oleões e recolha de óleos alimentares usados, em vários pontos do concelho, tendo pelo menos um em cada freguesia, de forma a “garantir a optimização do serviço e da colheita destas substâncias de uso doméstico que não tinham, até agora, tratamento adequado”.



Os oleões vão ser instalados junto aos ecopontos e a recolha vai ser feita mensalmente pela biosys, empresa de serviços de ambiente com a qual a Câmara Municipal de Valpaços estabeleceu o protocolo.
O principal objectivo, segundo fonte da autarquia, “é evitar que os óleos usados sejam lançados para a rede de esgotos, o que provoca problemas de poluição nas águas e solos”.

Umas das vantagens dos oleões, conforme sublinhou a mesma fonte, “é que poderá colocar, em casa ou no estabelecimento, o óleo usado em qualquer recipiente, como por exemplo uma garrafa de água e colocar no oleão sem ter de a abrir, isto é, sem ter de se sujar”.

Por: Cátia Mata ( A Voz de Chaves)



' ÓLEOS USADOS É NO OLEÃO '

De salientar ainda que, ao contrário do que se pensa, estes resíduos nada têm de inocentes. Segundo a APA, um litro de óleo doméstico deitado no ralo da banca da cozinha chega a contaminar, de uma só vez, um milhão de litros de água.

Saudações

2 comentários:

  1. Caro amigo, informação muito útil para a população. Só espero que lhe seja dado bom uso e que as pessoas aprendam a fazer a reciclagem do óleo e não continuarem a contaminar as águas que tanta falta nos faz, a nós e às gerações futuras.
    Bem Haja amigo Vítor.

    ResponderEliminar
  2. Muita falta fazem esses oleões, pois lá em casa tenho 4 garrafões cheios de óleo e não sabia o que lhe fazer.Falta agora saber quando serão colocados e se os valpacenses os vão saber utilizar.
    Saudasões

    ResponderEliminar