segunda-feira, 24 de maio de 2010

Parque Éolico da Padrela

Está em boa fase de instalação  mais um parque eólico, este o da Padrela
Os concelhos transmontanos abrangidos pelo novo concurso lançado pelo Governo para a instalação de parques eólicos são; Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros, Valpaços e Mirandela. Ao todo são atribuídos 200 megawatts (MW) para diversas zonas do País, dos quais 75 MW são destinados a estes quatro múnicípios.



          
Valpaços tem um  potencial significativo, tem uma combinação da velocidade e do número de horas de vento muito elevada, o parque eólico na serra da Padrela, ficará com capacidade de produção de 80 MW,
e serão lá colocadoa 12 aerogeradores.
Oxalá este parque éolico da Padrela ajude a reduzir o gasto energético  que Portugal tem, e nos torne menos dependentes.

Saudações



2 comentários:

  1. Caro Vítor,
    acho que neste parque eólico a EHATB (propriedade dos 6 municípios do Alto-Tâmega) também tem uma quota, o que significa que este investimento deverá trazer benefícios financeiros para o concelho de Valpaços.
    abs

    ResponderEliminar
  2. Eu gostaria que o empreendimento trouxesse bem mais benefícios que os que vierem a caber-nos por via da quota da EHATB. O problema é que a EDP irá fazer o mesmo que com as barragens, ou seja, leva tudo para sul e ainda nos faz pagar a energia mais cara que os lisboetas.

    ResponderEliminar