quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mulheres Valpacenses podem fazer rastreio ao cancro da mama.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro instalou junto ao Centro de Saúde em Valpaços uma unidade móvel de rastreio ao cancro da mama.


Instalou-se em Valpaços na passada quinta-feira e pretende ficar até ao próximo mês de Junho junto às instalações do Centro de Saúde da cidade. O objectivo é rastrear todas as senhoras com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos, e que estejam inscritas na unidade de saúde. Todas as senhoras, dentro dessa faixa etária, serão contactadas nesse sentido, o serviço é gratuito e não é obrigatório. As pessoas que não foram contactadas e desejem fazer a mamografia podem dirigir-se à unidade móvel que, consoante a disponibilidade, serão atendidas. As que foram convocadas vão à unidade móvel, à hora e dia marcados, com o vale de correio e o cartão de utente do Centro de Saúde, no entanto também há flexibilidade nestas datas, dependendo também da disponibilidade da unidade.
O rastreio é uma das formas mais eficazes de evitar problemas oncológicos, já que se o problema for detectado numa fase inicial, mais rápido e fácil será o seu tratamento. No que diz respeito ao cancro mamário, a faixa etária de maior risco é dos 45 aos 69 anos e o rastreio deve ser feito de dois em dois anos. No entanto é também aconselhado começar o rastreio cada vez mais cedo.

Texto e foto cedidas gentilmente pelo 'Tribuna Valpacense'
E já sabem mais vale prevenir que...
Saudações

2 comentários:

  1. A isto chama-se um bom trabalho de informação.

    ResponderEliminar
  2. Fundamental poder proporcionar diagnósticos muito precoces.
    Nem tudo vai mal no SNS!
    abs

    ResponderEliminar