quarta-feira, 28 de abril de 2010

RAUL PEDRO - Dá uma nova “vida” às tradicionais cabaças

Poucos já devem lembrar da utilidade que as cabaças tinham há muito tempo atrás. Utilizadas pelos mais antigos como garrafa, onde transportavam o vinho, que lhes matava a sede durante os árduos trabalhos do campo. Hoje em dia já não é essa a sua principal utilidade. No entanto ainda há muita gente a plantar esta “fruta” e a reutiliza-la.

Raul Pedro, habitante de Valpaços, tem na cidade uma propriedade na qual cultiva exclusivamente cabaças. Cabaças de todos os tamanhos e feitios fazem despertar a imaginação deste valpacense, que com elas vai produzindo carros, ratos, aviões, cobras, tartarugas, figuras humanas, entre outros. Raul Pedro já perdeu a conta ao número de cabaças que já produziu e trabalhou. Neste momento tem um espaço, junto à sua casa, onde expõem, mesmo que discretamente, mais de duas centenas de cabaças trabalhas pelas suas próprias mãos.

A sua esposa é o seu braço direito neste “trabalho”, também começou a gostar de pintar cabaças e incentivou o marido a divulgar o seu trabalho na XII Feira do Folar. O resultado não poderia ter sido melhor, centenas de pessoas visitaram o espaço que Raul Pedro ocupou, e conseguiu algum volume de negócios, endo cada trabalho único e que esta actividade é mais um passatempo do que um negócio.

Raul Pedro tem os seus trabalhos expostos no rés-do-chão de um prédio na Rua Francisco José Medeiros, junto ao Centro Paroquial.

Texto e Fotos cedidas gentilmente pelo 'Tribuna Valpacense'
Saudações

4 comentários:

  1. Caro Vítor,
    verdadeiro artesanato... desde a plantação até à decoração final.
    Só soube deste artesão na Feira do Folar deste ano.
    Foi uma agradável surpresa.
    Meus votos de sucesso.
    abs

    ResponderEliminar
  2. CRISTINA PERERIAdomingo, junho 26, 2011

    Sr. Raúl, despertou-me a atenção para a quantidade de cabaças que o Sr. possui. Gostaría de saber se vende as cabaças por pintar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, sou do Rio de janeiro e tenho muitas cabaças para vender
      meu e-mail
      niveaob@hotmail.com

      Eliminar
  3. Olá boa tarde
    Gostaria de saber se por acaso não me arranja umas sementes das varias qualidades de cabaças que tem, pois eu ando farta de procurar e não encontro quem me arranje, só do brasil. Precisava para plantar para poder fazer de ninhos para os meu viveiro de passaros.
    Aguardo resposta
    Rosario Santos
    email: rosario.ramossantos@gmail.com

    ResponderEliminar