quinta-feira, 22 de abril de 2010

Profissão Resineiro ... em vias de extinção

Longe vão os tempos em que ser resineiro era uma profissão mais ou menos próspera, actualmente e segundo sei o nossso concelho conta apenas com um, que, apesar  dos tempos vai teimosamente trabalhando nessa arte. Os pinheiros com porte suficiente para poderem ser sangrados, são ainda visitados pelo resineiro que, apesar das condições do terreno serem geralmente difíceis, nomeadamente devido ao acentuado declive das encostas, leva a cabo a sua árdua tarefa em ritmo acelerado, colhendo a resina hoje em dia em sacos, mas antigamente era para uma especie de malga em barro, e uma vez esta cheia iam despejá-la numa barrica ou lata grande, que nem sempre estava perto, dado que tinha que ser colocada num local onde pudesse ser carregada, noutros tempos em carros de bois e mais recente já em camionetas. Hoje utilizam sacos plásticos para recolher a resina, e estes já deram bastante, a julgar pelos cortes feitos nestes pinheiros.
                                  

Aqui deixo a letra da música de Zeca Afonso, alusiva ao resineiro, que nos ensinou a saudosa D. Amália minha professora  da primária  e, que em  pequeno tantas vezes cantamos na escola
   
  Resineiro Engraçado

Resineiro engraçado, engraçado no falar
Resineiro engraçado, engraçado no falar
Ó i ó ai, eu hei-de ir à terra dele,
Ó i ó ai, se ele me lá quiser levar

Já tenho papel e tinta, caneta e mata-borrão,
Já tenho papel e tinta, caneta e mata-borrão,
Ó i ó ai, pr'a escrever ao resineiro,
Ó i ó ai, que trago no coração.

Resineiro é casado, é casado e tem mulher,
Resineiro é casado, é casado e tem mulher,
Ó i ó ai, vou escrever ao resineiro,
Ó i ó ai, quantas vezes eu quiser

Vamos esperar que haja alguém interessado em abraçar esta profissão já tão em desuso, quem sabe...
Saudações

2 comentários:

  1. Caro Vítor,
    não fazia a mínima ideia de que ainda havia alguém a exercer esta profissão no nosso concelho.
    abs

    ResponderEliminar
  2. Já lá vão 3 anos desde a publicacao mas será possivel fornecer me o contato do sr
    Resineiro ou o nome e a aldeia onde mora pois estou lnteressado em conhecer melhor esta profissao e assim quem sabe comecar como part time enviar informacao para mycrolight@hotmail.com

    ResponderEliminar