O Município de Valpaços participa, através da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Xantar 2014, certame dedicado à Gastronomia e Turismo, que acontece pelo 15º ano consecutivo na cidade de Ourense e decorre entre 5 e 9 de Fevereiro.
Depois de vários contactos a surtirem efeito, Amílcar Almeida, presidente do executivo valpacense, ligado directamente à pasta da Promoção dos Produtos Locais e da fomentação do Turismo, foi convidado a participar no evento de grande prestígio na vizinha Galiza.
Sem hesitar, reuniu com associações do concelho para que, com o apoio do Município, marcassem presença num certame que serve de montra do que de melhor o concelho tem para oferecer a nível de “Gastronomia e Vinhos”.
A Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, a Adega Cooperativa de Valpaços, a Trasvinis – Associação de Produtores e Engarrafadores de Trás-os-Montes – e a Confraria dos Vinhos Transmontanos aceitaram o desafio e juntamente com o Município marcarão presença em Ourense a 6 de Fevereiro, na próxima quinta-feira, Dia do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Amílcar Almeida certificou-se de que o Município organizaria e estruturaria todo o material presente no certame em representação do concelho de Valpaços. Por outro lado, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, com vista numa estratégia de crescimento dos negócios, solicitou a Melchior Moreira, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, que proporcionasse durante o evento o contacto dos responsáveis das associações valpacenses com agentes ligados à comercialização dos produtos mais representativos do concelho, afim de serem estabelecidos acordos para a canalização dos produtos locais, com vista ao alargamento dos mercados.
A promoção do produto turístico estratégico Gastronomia e Vinhos é o mote para a presença da Turismo do Porto e Norte de Portugal neste certame que, uma vez mais, mobiliza na Região nortenha uma verdadeira comitiva de Entidades empenhadas em promover a oferta turística da grande Região.
O stand da Turismo do Porto e Norte de Portugal com 53 metros quadrados, tem nesta edição uma localização privilegiada no centro do Pavilhão. O seu layout e design promovem a oferta turística da Região em complemento com a disponibilização de informação numa mesa interactiva touch e dois LCD’s promocionais.
Paralelamente, um vasto número de acções de promoção, provas de vinhos e degustações animam o espaço, sendo que o Município valpacense e as entidades convidadas darão destaque ao Folar de Valpaços e Vinhos.
A partir desta edição, o evento organizado pela Expourense adquire a classificação de “Feira Comercial Internacional” pelo Ministério da Economia do Governo Espanhol, passando a ser uma das cinco direccionadas ao turismo.
Para Amílcar Almeida esta era uma oportunidade que não podia ser desperdiçada. “É de extrema importância fazer parte deste evento que serve de montra daquilo que temos de melhor e que nos caracteriza. É importante para atrair visitantes ao nosso concelho e dar a conhecer a qualidade dos nossos produtos. Neste caso, queremos promover também o turismo através da gastronomia”.
Fonte: www.valpacos.pt
Saudações