É com alguma tristeza que hoje vos digo, isto já não é o que era...
Podem dizer que a crise a isso obriga, talvez seja a crise. Neste dia 29 de Junho, dia dedicado a S.Pedro em que escrevo estas letras, trouxe-me à memória as grandes verbenas dos santos populares, S. António, S. João e este que se comemora hoje o S. Pedro que se faziam no velhinho recinto de Nª Sr.ª da Saúde, ao som dos grupos de baile, alguns aqui de Valpaços, lembro-me do Pedra D'água o Última Tiragem, Mancha Negra entre outros, novos e velhos dançavam e pulavam alegremente, digo alegremente pois tenho a certeza que as pessoas eram mais felizes e alegres do que hoje em dia.
Sardinha assada, fêveras entrecosto pão e vinho e no fim uma malga de caldo verde e ficava-se todo compostinho, para aguentar a noitada.
A noite essa só acabava quando por vezes o sol já se via.
A verbena de Santo António que chegou ser feita alguns anos no bairro com o mesmo nome, e o S. João esse então era porventura a melhor das verbenas pois antes de começar o bailarico, assistíamos a uma marcha luminosa onde homens e viaturas do Corpo de Salvação Pública (bombeiros voluntários), desfilavam mostrando todo o staff, por fim era chegado o S.Pedro e, a festa essa chegou alguns anos a ser feita pelos Escuteiros do Agrupamento 392 aqui de Valpaços.
Fico-me por aqui, dizendo... fica a lembrança.
Saudações