Foto: http://flashpencil.blogspot.com
Saudações
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Ano de 1989 recordado - Acção contra a eucaliptização em Valpaços
Projectos e acções que se destacaram
- A luta contra as eucaliptações nos anos 80
Numa altura e que a consciência ambiental era ainda muito pouca marcada o País assistia à eucaliptação indiscriminada de vastas áreas do nosso litoral e de áreas serranas, reconversão esta que tinha por vezes lugar em áreas com espécies autóctones e ou consideradas importantes para a conservação da biodiversidade. Esta foi a grande luta dos primeiros anos da associação que decorreu muitas vezes em sintonia com o sentir das populações locais que receavam as mudanças drásticas que estas florestações colocariam à sua região e ao seu modo de vida.
As múltiplas actividades que então decorreram tiveram alguns pontos altos com acções no terreno em conjunto com a população e que envolviam acorrentamento às máquinas como as que decorreram em Manhuncelos, concelho de Marco de Canaveses em 1988, na Serra da Aboboreira em Janeiro de 1989, em Valpaços em Março de 1989 ou ainda em Mértola, juntamente com a Associação de Defesa do Património de Mértola já no final desse ano.
Fonte : http://www.quercus.pt
Saudações
- A luta contra as eucaliptações nos anos 80
Numa altura e que a consciência ambiental era ainda muito pouca marcada o País assistia à eucaliptação indiscriminada de vastas áreas do nosso litoral e de áreas serranas, reconversão esta que tinha por vezes lugar em áreas com espécies autóctones e ou consideradas importantes para a conservação da biodiversidade. Esta foi a grande luta dos primeiros anos da associação que decorreu muitas vezes em sintonia com o sentir das populações locais que receavam as mudanças drásticas que estas florestações colocariam à sua região e ao seu modo de vida.
As múltiplas actividades que então decorreram tiveram alguns pontos altos com acções no terreno em conjunto com a população e que envolviam acorrentamento às máquinas como as que decorreram em Manhuncelos, concelho de Marco de Canaveses em 1988, na Serra da Aboboreira em Janeiro de 1989, em Valpaços em Março de 1989 ou ainda em Mértola, juntamente com a Associação de Defesa do Património de Mértola já no final desse ano.
Fonte : http://www.quercus.pt
Saudações
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Banda Musical de Carrazedo Montenegro
A Banda Musical de Carrazedo de Montenegro nasceu no dia oito de Dezembro do ano de 1987 por iniciativa de um grupo de carrazedenses nos quais constavam os nomes de Magno Carvalho Grazina, Alexandre Rodrigues Teixeira e Eurico Valpaços Alves. Tal associação, encabeçada por Magno Grazina, lança a ideia de formar uma banda em Carrazedo de Montenegro. Depois de várias ideias surge uma comissão para angariação de fundos que foi concretizada com sucesso.
Foi então que a Banda Musical de Carrazedo de Montenegro surgiu e começou a crescer. Após várias reuniões e a apresentação dos mais diversos projectos, foi então feito o convite para iniciar o trabalho de formação dos músicos ao maestro Jorge Lage, que aceitou de imediato a proposta, tornando-se então o maestro fundador da banda.
Mais pessoas da pacata vila de Carrazedo de Montenegro foram convocadas para ingressar e posteriormente completar a comissão instaladora, tendo todos, sem excepção aceitado o convite. Após a divulgação pública da abertura das inscrições para ingresso nesta associação musical, notou-se, inicialmente, uma grande adesão dos carrazedenses à ideia de formar a referida associação.
A apresentação da banda ao público constituiu uma pequena demonstração do estado de evolução da mesma, de modo a dar satisfação à ansiedade e à expectativa que a população depunha na banda, tendo lugar a estreia oficial, ainda que sem fardamento, na procissão da festa da Nossa Sra. da Conceição no dia oito de Dezembro de 1988, ou seja, um ano após ter surgido a ideia de formar esta associação musical.
Os fundos monetários para a aquisição do fardamento resultaram de um peditório realizado à população da localidade, peditório esse que contou com uma elevada taxa de sucesso.
Desta forma, renasceu a Banda Musical de Carrazedo de Montenegro, que ao longo do seu percurso contou com os maestros Jorge Lage, Victor Santos, Carlos Guerra, Martinho Oliveira e o actual maestro Maurício Costa, que muito tem contribuído para a qualidade musical da nossa banda.
Fotos: Espólio pessoal do Sr. Eurico Valpaços Alves
Texto: http://www.bandasfilarmonicas.com/bandas.php?id=19
Saudações
Foi então que a Banda Musical de Carrazedo de Montenegro surgiu e começou a crescer. Após várias reuniões e a apresentação dos mais diversos projectos, foi então feito o convite para iniciar o trabalho de formação dos músicos ao maestro Jorge Lage, que aceitou de imediato a proposta, tornando-se então o maestro fundador da banda.
Mais pessoas da pacata vila de Carrazedo de Montenegro foram convocadas para ingressar e posteriormente completar a comissão instaladora, tendo todos, sem excepção aceitado o convite. Após a divulgação pública da abertura das inscrições para ingresso nesta associação musical, notou-se, inicialmente, uma grande adesão dos carrazedenses à ideia de formar a referida associação.
A apresentação da banda ao público constituiu uma pequena demonstração do estado de evolução da mesma, de modo a dar satisfação à ansiedade e à expectativa que a população depunha na banda, tendo lugar a estreia oficial, ainda que sem fardamento, na procissão da festa da Nossa Sra. da Conceição no dia oito de Dezembro de 1988, ou seja, um ano após ter surgido a ideia de formar esta associação musical.
Os fundos monetários para a aquisição do fardamento resultaram de um peditório realizado à população da localidade, peditório esse que contou com uma elevada taxa de sucesso.
Fotos: Espólio pessoal do Sr. Eurico Valpaços Alves
Texto: http://www.bandasfilarmonicas.com/bandas.php?id=19
Saudações
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Jantarzito para uma noite fria.
Costelas e linguiça de porco, batata cozida com a casca passadas na brasa,
acompanhadas com grelos, depois é só regar com azeite e acompanhar
com algo mais. Bom apetite.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





