quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Presidente da República Inaugura Centro Escolar

O Presidente da República, Cavaco Silva, inaugurou o Centro Escolar de Valpaços, naquela que foi a primeira visita oficial do chefe de Estado ao concelho.
Cavaco Silva presidiu à inauguração na passada sexta-feira, acompanhado do ministro da Educação, Nuno Crato.
A primeira fase do Centro Escolar está concluída, estando apto para abrir portas no ano lectivo que se aproxima. O novo centro escolar de Valpaços vai dispor de 21 salas de aula, destinando-se 14 ao primeiro ciclo e 7 à educação pré-escolar. Integrados no projecto estão vários espaços de apoio como biblioteca, sala multimédia, sala de professores, cozinha e refeitório. Em construção está já também a segunda fase do projecto que inclui as infra-estruturas desportivas, que deverão estar concluídas no final do corrente ano.

Recorde-se que no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) o Município de Valpaços apresentou um projecto nos termos do Programa Operacional Regional do Norte, tendo em vista a obtenção de financiamento para a construção do novo Centro Escolar de Valpaços e para a requalificação e ampliação da Escola EB2,3 José dos Anjos, em Carrazedo de Montenegro, que contemplou a construção de um novo edifício com seis salas de aula destinadas aos alunos do primeiro ciclo e duas salas destinadas à educação pré-escolar.
Com a conclusão da obra, que melhorou significativamente todo o espaço envolvente, o Município de Valpaços contribui para o desenvolvimento e melhoria das condições de ensino no concelho e para o acesso de todas as crianças à educação pré-escolar.
Fonte:http://www.jornalnordeste.com/noticia.aspidEdicao=385&id=16442&idSeccao=3467&Action=noticia

Saudações

terça-feira, 20 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

No fim do Verão e o início do Outono  abre-se a época das vindimas: as uvas estão prontas para serem colhidas das videiras,  em ambiente de festa e convívio, apanham-se as uvas que depois de esmagadas no lagar, na nossa zona por métodos tradicionais, ou seja pela força dos pés, uma tradição transmontana que ainda perdura na nossa zona.

Saudações

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fechos ou garabelhos






Saudações

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ainda no rescaldo da festa

Os The Happy Mess in Concert.
Antigo largo da feira

Saudações

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Futuras mamãs visitam maternidade


No seguimento das aulas de preparação para o parto, ministradas no Centro de Saúde de Valpaços, mais de uma dezena de grávidas visitou o serviço de obstetrícia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
Com o apoio da Câmara Municipal de Valpaços, que cede o transporte, realizou-se mais uma visita às instalações da Maternidade pelo grupo de grávidas que se preparam para a hora de “dar à luz”.
As aulas teóricas e práticas incidem sobre os mais variados temas e dúvidas das mamãs, normalmente, duas vezes por semana, a partir das 26 semanas de gestação. Entre muitos tópicos abordados, a visita à maternidade é um dos obrigatórios. “É uma forma de desfazer o preconceito, a ideia pré-concebida, muitas vezes, negativa, que as utentes têm da maternidade. É uma forma de passar de algo desconhecido a algo conhecido, para que possa ser uma experiência ainda mais positiva”, justificou Paula Xavier.

Restante da notícia em:
http://diarioatual.com/?p=27364

Saudações