sexta-feira, 17 de junho de 2011

Eclipse Lunar visto em Valpaços

No dia 15 de Junho ocorreu o eclipse total da Lua e pode ser visto em Portugal continental e nas ilhas. Este será o último eclipse lunar visível do nosso país nos próximos três anos.

O Eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico em que a Lua mergulha completamente na sombra da Terra, o que sucede quando a Lua Cheia passa nos nodos da sua órbita ou na proximidade destes. Normalmente, a Lua adquire tons avermelhados durante este fenómeno.


O próximo eclipse total da Lua integralmente visível em Portugal só se repetirá a 28 de Setembro de 2015.
Por volta das 10 horas da noite aconteceu um outro fenómeno também ele raro, no momento em que acontecia o eclipse lunar a Estação Espacial MIR, sobrevoava Portugal , deslocando-se no para norte, esta também foi visualizada visto se notar uma luz com maior intensidade daquelas que normalmente podemos avistar no céu estrelado.

Saudações

quinta-feira, 16 de junho de 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Todos a Fátima com os 50tinhasValpacenses

Decorreu no fim-de-semana passado 10,11 e 12 de Junho a concentração anual de motorizadas antigas (50cc), Todos a Fátima 2011, é a denominação deste encontro anual dos amantes das duas rodas.
Com este encontro Portugal consegiu o recorde mundial do maior encontro de motorizadas antigas. Tudo indica que se reuniram em Fátima mais de 2310 motorizadas, o antigo recorde era detido pela Holanda com 1237.

Valpaços não faltou a esta chamada com os 50tinhasvalpacenses, grupo valpacense de amantes deste tipo de veículos antigos.
Desde já este grupo de valpacenses agradeçe ao Município de Valpaços, Junta de Freguesia de Valpaços , Intermarche, Valrebocos Lda, Ourivesaria Silva e à Clinica Elegante Sorriso
o apoio prestado ao grupo nesta deslocação.
Levando assim o nome da nossa Cidade Valpaços mais longe
Saudações

terça-feira, 14 de junho de 2011

Stal Convívio de Pesca II

Depois da pescaria veio o convívio num animado piquenique.













Depois de tudo isto, foi o regresso às nossas terras,
ficando na memória um dia bem passado e de confraternização dos
trabalhadores autarquicos afectos ao STAL.
Fica já a esperança de no próximo ano este convívio se repita,
da nossa parte só resta desejar que corra tudo pelo melhor.

Saudações e até lá.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

STAL Convívio de Pesca I

Como anualmente acontece, realizou-se no passado Sábado 11 de Junho o Convívio de Pesca,
 dos trabalhadores das autarquias do distrito de Vila Real afectos ao STAL (sindicato dos trabalhdores das autarquias locais), o convívio contou com mais de setenta pescadores,este ano realizado no concelho de Montalegre mais propiamente na pista de pesca da freguesia de Sezelhe, animação não faltou neste convívio, pena foram os resultados não serem o bastante expressivos no que diz respeito ao número de capturas realizadas pelos pescadores, que depois se traduziu nas pesagens.

Aqui deixo um pequeno registo fotográfico do que foi esse dia,
depois da pesca veio um pequenique onde não faltou as sardinhas assadas,
as fevêras e o entrecosto assado, sempre bem regadas pelos melhores vinhos da região.


O Carlos e o Chico com a respectiva mesa de troféus


Mais uma vez o primeiro lugar veio para Valpaços,
arrecadado por Fernando Calado com o peso de 240 gr.


O segundo lugar foi de José Almeida
de Ribeira de Pena com 100 gr.


O terceiro lugar pertenceu a Manuel Gonçalves
de Boticas com 80 gr.


O quarto lugar viajou também para Ribeira de Pena
António Sousa com o peso de 65 gr.


O quinto lugar foi atribuido a vários pescadores que conseguiram
retirar das águas do rio Cávado o simbólico peso de 60 gr.

Vitor Loureiro - Valpaços
Armando Morais - Mondim de Basto
Carlos Santos - Chaves
Carlos Dias - Chaves
Carlos Teixeira - Valpaços
José Cerqueira - Cahves
 Armindo Sanches - Boticas


De monento fico por aqui mai tarde postarei as restantes fotos.
Saudações

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Concentração Motard

Saudações

quinta-feira, 9 de junho de 2011

São Figos


Os figos são consumidos frescos, secos, preservados, cristalizados ou enlatados.
O valor nutritivo dos figos muda conforme a variedade e reside em seu conteúdo de sais minerais e açúcar, sendo um dos frutos de clima temperado que possui mais cálcio. Possui ainda cobre, potássio, magnésio, sódio e traços de zinco.
O figo é um fruto altamente energético.

É importante consumir o figo com a sua pele - pois ela é rica em fibras, proteínas, sais minerais, goma e mucilagem - tendo o cuidado de lavá-los bem.

As folhas amassadas são aplicadas no rosto para clarear manchas, cozidas são usadas também para dor de estômago
Felizmente a nossa zona é rica neste tipo de fruto , e aqui vos deixo uma pequena receita com figos que retirei da net.

Figos ao vinho do porto

INGREDIENTES 4 Pessoas
8 figos frescos, lavados e secos
1 xícara + 2 colheres (sopa) de água
2/3 de xícara de açúcar
1 laranja com casca, cortada em fatias bem finas
½ xícara de vinho do porto branco seco

Para o merengue:3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
raspas de casca de laranja

Preparo:
Ferva a água com o açúcar e cozinhe os figos, por 5 minutos, regando-os com a calda. Forre uma compoteira com as rodelas de laranja e arrume, sobre elas, os figos. Reduza a calda a 1 xícara, junte o vinho do porto e regue os figos. Deixe esfriar.

Na hora de servir:Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue batendo até estar bem firme. Acrescente a raspa de laranja. Coloque o merengue dentro de um saco-puxa, molde 1 suspiro grande no centro de 4 pratos individuais e leve à salamandra para dourar. Corte os figos em leque e arrume 2 em cada prato, deixando o cabinho para cima. Regue com a calda e decore com as rodelas de laranja. Sirva imediatamente.

Saudações e Bon Appetit