terça-feira, 17 de maio de 2011

Fotos

Viajando eu, pelo grande universo que é atualmente a internet, descobri por acaso
num sitio o qual de momento não me recordo, tive a oportunidade de encontar estas fotografias
do nosso jardim público e de outros monumentos emblemáticos da nossa cidade.
Ao fotografo que passou por cá, o nosso muito obrigado por ter retratado tão bem a nossa cidade e
pelos comentários  feitos no seu sítio.








Saudações

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lendo - Traição de Valpaços ou Traição a Valpaços?”

“Traição de Valpaços ou Traição a Valpaços?”

  Um episódio de 1895…

Cento e catorze anos depois é reeditada a história de um acontecimento que marcou as gentes valpacenses. Depois de “Partido Progressista de Valpaços”, foi apresentada mais uma obra de José António Silva.

A ideia de relatar o episódio “singular da história de Valpaços” surgiu através de um amigo do autor, Augusto Mesquita, de 85 anos, que lhe ofereceu duas publicações que ainda guardava “O Ataque do Sr. Teixeira de Sousa e ”A Minha Defesa”.
De ressaltar, ainda, as cópias dos jornais da época, que constam das páginas do livro, que confirmam a notoriedade que o acontecimento teve naquela época, sendo falado na imprensa durante vários meses.




Saudações


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Foi Há 12 Anos Atrás - Elevação de Valpaços a Cidade

   No dia 13 de Maio de 1917, três crianças afirmaram ter visto "...uma senhora mais branca que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, lugar de Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, Portugal.


O dia 13 de Maio de 1999, ficará inevitavelmente nos anais da história de Valpaços
Alguns dos homens da nova nova cidade discursando para o Povo!

Finalmente Valpaços viu reconhecido o seu esforço em prol do desenvolvimento. A elevação a cidade, ficou garantida a 13 de Maio de 1999 data em que a Assembleia da República aprovava o requerimento.

Ouçam o audio que vale a pena
                          
Saudações

quinta-feira, 12 de maio de 2011

P'rás bandas de Real Côvo buraquinhos no 'saibro'

Nos meus passeios pelo concelho de Valpaços, por vezes, sou surpreendido por
autenticas maravilhas, como é o caso destes buraquitos feitos num enorme montão de 'saibro'
(espécie de argila e areia), buracos feitos por uns pássaros parecidos com andorinhas, sim a mim pareceram-me andorinhas mas disseram-me que tinham outro nome, que, de momento não me recordo.
 Num voo frenético e um vai e vem sem fim, os passaritos entravam e saíam dos buraquitos,
 é provável que já tenham crias, daí o frenesim das pequenas aves.  

Por lá fiquei uns instantes a fotografar, pensando o quão admirável é a natureza,
pena é, que mesmo ao lado estivesse uma enorme escavadora em trabalhos de remoção de
saibro a interferir com a vida destes indefesos animais.  



Saudações

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Serão Pinturas Rupestres!!!!!!

Na rua de S. Vicente aqui em Valpaços,
 existe uma parede que apresenta um trabalho digno de ser apreciado,
não só pelos moradores da rua mas também por todos visitantes do blog ValpassosD'oje.

Certamente, há valpacenses que nunca por lá passaram portanto,
 aqui vos deixo o convite, visitem a parte antiga da nossa cidade,
vão ficar a saber um pouco mais da história de Valpaços.




Saudações

terça-feira, 10 de maio de 2011

Projecto Férias em Grande 2011

A ocupação dos tempos livres das crianças e jovens em idade escolar, é hoje em dia, palco de grandes preocupações da nossa sociedade, e, neste aspecto a Câmara Municipal de   Valpaços, tem realizado esforços no sentido de procurar dar uma resposta eficaz a esta necessidade, promovendo programas de ocupação/animação de tempos livres que assegurem as férias escolares. Assim, a Câmara Municipal de Valpaços tem o dever de analisar as necessidades sociais, criando actividades que resolvam este problema.
O Projecto arranca com a 4ª Edição e tem vindo a crescer ano após ano. Agora, o desafio é potenciar ainda mais os pontos positivos das edições passadas, bem como elaborar novas ideias que vão de encontro às expectativas dos nossos jovens, que vão participar no projecto.


Inscreve-te já  no Gabinete
do Projecto situado na Antiga Escola Primária,
Junto ao Hospital, ou em http://valpacos.pt/

Saudações

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Em peregrinação a Fátima

.
São duas semanas longe do conforto familiar. Os peregrinos valpacenses saíram na passada segunda-feira, dia 2 de Maio, às 6 e meia da manhã, da cidade. No primeiro dia percorreram quase 50 quilómetros, pernoitando em Vila Pouca de Aguiar.
O grupo, “liderado” pelos irmãos Amílcar e Luís Mesquita, porque são os dois que há mais anos “não falham uma” peregrinação, estava motivado quando, a meio da manhã, A Voz de Chaves os encontrou, já na freguesia de S. João da Corveira. Um pouco antes já teriam rezado o terço, um dos rituais que fazem parte da jornada diária de um percurso que iremos acompanhar até ao destino final:
Da nossa parte que tudo corra pelo melhor neste jornada de peregrinação rumo ao Santuário de Fátima.
Fonte:
Cátia Mata  http://diarioatual.com/?p=18678

Saudações