quinta-feira, 31 de março de 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Hoje é dia de Tosquia.

Ao chegar a Primavera as ovelhas e carneiros precisam de ser tosquiados.






Três motores eléctricos pendurados num tripé debaixo de um cabanal a zombir que nem moscardos. São eles que accionam as máquinas de tosquiar. Está um dia de Primavera. Com a chegada do calor, chegaram os tosquiadores à casa do sr. Ernesto Castro em Valverde.
Uma equipa de três homens para tirar a lã a umas cinquenta ou sessenta ovelhas.
 

O tosquiador coloca o animal entre as suas pernas, virado de barriga para cima e começa a tosquia.


 
 
 
 
 
 

O trabalho é pago à unidade.
Os tosquiadores  trabalham em silêncio de costas dobradas. Apertam as ovelhas entre as pernas e cortam a lã. Primeiro do dorso, a seguir do pescoço e finalmente da barriga. Entre três e quatro minutos para cada uma. Ao fim do dia o ritmo não será o mesmo porque a resistência física não dá para tanto. “Aqui não são muitas ovelhas mas há rebanhos bem maiores.  Perguntei a um dos tosquiadores se ficam com os braços e as mãos dormentes. “O pior são as costas”, explica. O trabalho é duro, mas mais duro era quando em vez de máquinas eléctricas eram utilizadas tesouras.




Aqui deixo um pequeno filme de como se tosquia ovelhas.

                        

Saudações

terça-feira, 29 de março de 2011

segunda-feira, 28 de março de 2011

Para visitar a aldeia de Val de Casas







Bem, por  hoje fico por aqui,
prometo voltar com a aldeia de Val de Casas num outro post.
Saudações

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sugestão de Leitura


O Que é a Páscoa? do Padre José Luís Borga



Mas qual é o verdadeiro significado da Páscoa? Porque não são só os cristãos a celebrar esta época tão especial do ano? E por que razão o Domingo de Páscoa muda todos os anos? O Francisco está cheio de dúvidas e interrogações. Tem vontade de aprender e, sobretudo, de ser uma pessoa melhor, fazendo felizes os que estão à sua volta. Com certeza que tu também! O Que É a Páscoa? vai ajudar-te a conhecer melhor este tempo tão especial e a vivê-lo com mais alegria.

http://www.wook.pt



Saudações e boas leituras

quinta-feira, 24 de março de 2011