quarta-feira, 23 de março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Elas estão aí, é sinal de Primavera

Aos poucos começaram a chegar a Valpaços, já se vêm bastantes, todos os anos repetem a mesma viagem à procura dos dias quentes que a nossa terra e o clima do nosso País lhes porpociona, estes pequenos animais medem cerca de 13 centimetros, podem viver cerca de 8 anos e alimentam-se de pequenos insectos e
contribuem paro o equilibrio dos ecossistemas.

As fêmeas fazem uma postura de 4 ou 5 ovos, que depois são incubados durante cerca de 14 a 16 dias.
Passado o tempo da incubação, nascem os jovens, cuja alimentação é feita por ambos os progenitores.
Além da sua grande resistência e capacidade de orientação, a andorinha é uma ave que exibe uma grande agilidade enquanto voa, o que lhe permite fazer voos rasantes sem qualquer perigo para a sua integridade física.

Saudações

segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de Março Dia Mundial da Floresta e da Árvore



O Dia Mundial da Floresta e da Àrvore, que se assinala hoje, assume particular relevância já que 2011 é o Ano Internacional das Florestas.


21 de Março hoje assinala-se o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, uma data que assume particular relevância se tivermos em conta que 2011 foi proclamado pelas Nações Unidas como Ano Internacional das Florestas. Um dos objectivos é levar a sociedade a reflectir sobre os benefícios, bens e serviços, que as florestas proporcionam.



Pretende-se congregar esforços para reforçar a gestão, a conservação e o desenvolvimento sustentado de todos os tipos de floresta, com benefício para as gerações presentes e futuras.

Plantem uma árvore, façam um um filho e escrevam um livro...
eu já fiz parte do caminho, agora vem o mais difícil, escrever o livro, talvez quando a idade for mais adiantada e a reforma o permita.

Saudações

Noite de sábado para domingo dia da 'Super Lua'

O  Super-Lua que foi vista  em todo Mundo na noite de sábado (19), em Valpaços também foi observado este fenómeno , o céu estava limpo e estrelado. A "Supermoon" acontece aproximadamente a cada 20 anos, quando a lua está no perigeu, ou seja, em máxima aproximação da Terra.

A explicação para este fenómeno deve-se à órbita da Lua à volta da Terra. Este movimento é elíptico. Ao longo desta órbita o satélite não está sempre à mesma distância do nosso planeta.


Em média, quando a Lua está mais próxima da Terra está a cerca de 363 mil quilómetros.  Quando está mais longe, está a cerca de 405 mil quilómetros, o apogeu da Lua. No perigeu, o astro está mais próximo de nós cerca de 42 mil quilómetros. Visto da Terra parece 14 por cento maior.
A Lua completa a sua órbita mais ou menos a cada mês. Amanhã a Lua vai estar no seu perigeu ao mesmo tempo que é Lua cheia. O que é raro, acontece uma vez em cada 18 anos. A distância exacta da Terra à Lua durante a madrugada de domingo será de apenas 356 mil quilómetros.

A última vez que este fenomeno ocorreu foi em março de 1993. Além de lua ter ficado no ponto mais próximo à Terra, a fase de Lua cheia de sábado  deve ter sido a maior lua cheia dos últimos tempos. Segundo a Nasa, a lua ficou a cerca de 50 mil km mais próxima da Terra.

Fonte : http://www.publico.pt

Saudações

sexta-feira, 18 de março de 2011

No Dia do Pai

Este sou eu,
visto pelos olhos inocentes da minha pequerrucha,
 foi uma das prendas que me ofereceu logo pela manhã,
a acompanhar o retrato uma bela canção dedicada ao pai.
Para ela um grande beijinho e dizer-lhe que a amo muito muito.


Saudações,
e para todos os pais do Mundo, tenham um excêlente dia e um grande fim-de-semana se possivel acompanhados pelos seus 'rebentos', quanto a mim vou esperar pelo dia de amanhã 19 de Março.

quinta-feira, 17 de março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

As Nossas Casas




Saudações