quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aroma no Ar



Um destes fins-de-semana passeando por uma destas ruas valpacenses senti no ar um aroma que uma leve brisa trazia consigo, era um cheiro agradável que me fez pensar o que seria.
Olhei para um lado e para o outro e deparei com uma enorme e imponente árvore, era nem mais nem menos que uma nespreira, e alí estava ela toda florida a libertar um aroma agradável a apelar pelo menos a dois dos nossos cinco sentidos, parei por uns instantes a admirar aquela beleza natural, e a imaginar como seriam saborosos os seus frutos depois de maduros.
Pés ao caminho e lá fui eu, continuando a minha caminha esperando voltar mais lá p'ra frente para tentar saborear algum dos seus frutos, assim o espero.


Da polpa da nêspera se fazem excelentes compotas e das sementes se fazem licores finos.

A nespereira (Eriobotrya japonica Lind.) é originária da Ásia Central (China e Japão), sendo actualmente a bacia mediterrânica uma das suas principais áreas de distribuição.

Está dispersa por todo o país, mas é na faixa litoral que encontra as melhores condições para o seu desenvolvimento.

Exige climas temperados quentes e húmidos, sendo bastante sensível às geadas de Inverno (flores abertas e frutos na fase de vingamento).
Adapta-se a diversos tipos de solos, mas o seu maior desenvolvimento dá-se nos de textura argilo-arenosa.


O Japão é o maior produtor de nêsperas, seguido de Israel e Brasil; nêsperas também são produzidas na Turquia, Líbano, Grécia, sul da Itália, Portugal, Espanha (onde a maior produção de nêsperas é na cidade Callosa d'en Sarrià), no sul da França e norte da África. A ousada textura da folhagem dá uma aparência tropical ao jardim, contrastando bem com muitas outras plantas.

Saudações

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Já lá vão os tempos em que não faltava um que fosse debaixo de uma cama,
hoje em dia servem para embelezar um jardim.

Saudações

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dia de sopas

Sábado foi dia de fazer alheiras, e o almoço foi mesmo à transmontana.
Ossos da soã, batata cozida e umas belas sopas bem molhadinhas.

Saudações

sábado, 29 de janeiro de 2011

Ajuda precisa-se.

Saudações

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Poda das oliveiras!

Depois da apanha da azeitona é hora de podar as oliveiras, encontrei por acaso num outro blog este artigo, espero que não se importem que eu tenha pedido emprestado este post.

  A poda, requer(ia) da parte de quem a executa(ava), muita experiência e particular sabedoria!



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No desempenho desta actividade agrícola, que consiste essencialmente no desbaste dos ramos inúteis da respectiva árvore para que esta tenha um boa produção no ano seguinte, existiam há uns anos atrás e para o caso específico da oliveira, trabalhadores devidamente "certificados" pelo Ministério da Economia!

             Não sabia que era preciso ser detentor de carteira
 profissional de Podador de Oliveiras.
 
A emissão do Cartão Profissional de Podadores de Oliveiras, como é o caso deste exemplar em nome de Manuel Duarte Grais,
era validado pela Direcção Geral dos Serviços Agrícolas e servia porventura de garantia ao trabalho realizado,credenciando estes trabalhadores perante as entidades patronais que os contratavam. Hoje, claro, a realidade é inexorávelmente.

No verso do cartão, constavam algumas das regras que os
profissionais "Podadores de Oliveiras", deveriam de respeitar e cumprir.
















Saudações e bom fim-de-semana

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Casas Valpacenses


Saudações

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O efeito do brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr... frio.

Estes são apenas alguns retratos que tive a oportunidade de registar
nestes dias de algum frio por terras Valpacenses.


    





















Saudações