sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

1ª Corrida de S. Silvestre - Foi há 25 anos atrás

Na viragem do ano de 2010 para 2011 comemorou-se em Valpaços as bodas de prata da 1ª Corrida de S. Silvestre da cidade. O facto, não teve direito a nenhuma comemoração em concreto mas ainda está na memória de muitos valpacenses.



Decorria o ano de 1985, o clube de Valpaços ainda se chamava Associação Desportiva de Valpaços (ADV), e foram as suas secção de Atletismo e Futebol Júnior os promotores da primeira e única corrida de S. Silvestre realizada na cidade.
É com saudade que Alberto Pereira, na altura presidente da ADV, recorda a prova que juntou mais de duas centenas de participantes, incluindo atletas federados. Ainda hoje preserva religiosamente todos os documentos que fizeram parte da organização da iniciativa. Esta foi a mais significativa prova de atletismo nocturna realizada no concelho e até no distrito de Vila Real.
A prova estava marcada para as 22 horas do dia 31 de Dezembro de 1985 e marcou em Valpaços a passagem do ano de 1985 para 1986. A partida deu-se à meia-noite da localidade de Possacos e desenvolveu-se por 4. 300 metros para as atletas femininos e 9000 metros para os masculinos, terminando na altura vila  valpacense “o vencedor foi um atleta federado, participaram muitos atletas e houve muita gente assistir, correu cinco estrelas”, recordou Alberto Pereira. 



Os apoios financeiros foram conseguidos junto dos estabelecimentos comercias da cidade e “cada um deu o pode”.

Este ano também foi o primeiro em que o Jardim Público teve iluminação e música de Natal, “a Câmara Municipal de Valpaços pagou a iluminação e tínhamos o sistema de som no coreto, eu ia lá mudar as cassetes”, continuou Alberto Pereira, um mirandelense que acabou por ficar por Valpaços e cá desenvolver muitas iniciativas.
Apesar de ter sido um sucesso a prova acabou por não se repetir, “houve um ano que ainda voltamos a tentar outra prova semelhante, mas a Associação de Desportos de Vila Real acabou por não nos apoiar, disse que ia convidar os atletas e não convidou ninguém, depois disso não fizemos mais nenhuma”, rematou Alerto Pereira.

Texto e Fotos: Tribuna Valpacense


Saudações e bom fim-de-semana

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Um dia destes enquanto folheava um Jornal Regional, parei numa fotografia... aquela cara pareceu-me familiar, já a tinha visto noutro lugar!
Comecei a ler a reportagem com o seguinte título ''Uma aventura em… África'', bem deixa lá ver o que está p'raqui. Depois de ler a introdução lá vem a resposta, tratava-se de uma jovem de Vilarandelo, à lembrança veio, afinal eu conhecia-a, pelo menos de vista, ou então de um outro jornal onde regularmente escrevia uns artigos relacionados com Saúde e Enfermagem visto ser essa mesmo a sua profissão, Enfermeira.


Decidira inscrever-se na AMI (Ajuda Médica Internacional), agora tinha sido chamada para prestar ajuda num País Africano, na Guiné, e, lá fui lendo a reportagem.
Parei um pouco para pensar... o que levaria esta jovem Valpacense a deixar tudo o que se pode deixar de mais ou menos bom? Não cheguei a uma resposta, pois não deve ser fácil deixar para trás família, amigos a estabilidade no trabalho, em suma  a vida mais ou menos organizada.


Bem, o melhor é deixar aqui o link para todos os que estiverem interessados poderem ver esta reportagem, para a Sílvia Vale desejo a melhor sorte do Mundo nesta sua caminhada em terras Guineenses.
Saudações



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Tradição Mantém-se

A Câmara Municipal de Valpaços, recebe anualmente cantadores de Reis, e como a tradição manda cantar os Reis à autarquia, são várias as escolas ou jardins-de-infância que alí se deslocam para o fazer, uns simplesmente para desejar um Bom Ano, outros porventura no intuito de conseguir 'ganhar' os  Reis ao presidente de molde a conseguir uns euros extra para levar a bom porto algumas das instituições valpacenses.


                               
                                Fotos : Cátia Mata

Saudações e até p'ro ano.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Rotunda em transformação

Encontra-se em fase de acabamento a requalificação da rotunda na entrada de Valpaços (EN 206), onde se inícia a Av. 25 de Abril.

Esta rotunda dará lugar a um 'Memorial aos Mortos pela Pátria', a desenvolver este monumento está o escultor Hélder José teixeira de Carvalho.



Saudações

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Valpaços Jardim Público, acesso gratuito à Internet

A proliferação das novas tecnologias nas actividades do dia-a-dia é uma evidência constante. Desde trabalho à diversão, a concentração de tarefas nos suportes digitais é uma tendência em crescimento.
É crescente a utilização da Internet como um canal de comunicação e o Município de Valpaços não está indiferente a este facto, iniciando a implementação de hotspots públicos na sede de concelho.



Neste contexto, encontra-se já em funcionamento o hotspot no jardim público, onde é possível conectar-se à Internet utilizando qualquer computador portátil ou outro equipamento que esteja preparado para se comunicar numa rede sem fio do tipo Wi-Fi.

A sua utilização é de fácil acesso, inicialmente é necessário realizar o auto-registo na área de registo do utilizador, depois de realizar a ligação ao hotspot será pedida uma senha de autentificação, login e palavra-chave. Quando o login é efectuado será redireccionado imediatamente para o Site do Município (www.valpacos.pt), conjuntamente com uma janela de status que contém informação sobre o estado de ligação. Quando terminar a secção deve clicar em “logout” na mesma janela.

Esperamos com esta iniciativa possibilitar o contacto dos munícipes com o mundo através da Internet, bem como potencializar algumas mudanças que resultem na qualidade de vida dos cidadãos, uma vez que lhes possibilita o desafio de enfrentar as actividades diárias em contextos que sugerem alternativas às presentes formas de actuação.

Com a criação do Hotspot no Jardim Público, o Município de Valpaços tem também como objectivo possibilitar ao turista que nos visita o acesso à Internet redireccionando-o para o Site do Município, permitindo-lhe obter, sem dificuldade, a informação local de que necessita.


Fonte: www.valpacos.pt
Saudações

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ValpassosD'oje ultrapassou as 10 000 Visitas

É com muita alegria e algum orgulho, que informo, o Blog valpassosdoje.blogspot.com , ultrapassou a marca dos 10 000 visitas.
A todos,  muito abrigado por ajudarem a divulgar a nossa Terra o nosso Concelho, mas sobretudo os nossos Costumes e a nossa Cultura.
Aos visitantes e outros bloger's valpacenses um grande bem haja, porque só com essa ajuda seria possivel atingir esta marca.



Dentro de poucos dias este blog irá celebrar o seu primeiro aniversário. Cá estaremos para festejar.
Saudações